Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol...


terça-feira, 10 de agosto de 2010

.
.

O lobo-guará é manso
foge diante de qualquer ameaça
é solitário
avesso ao dia, tímido

detesta as cidades
onde quase sempre é atropelado
onívoro, com mandíbulas fracas
come pássaros, ratos, ovos, frutas

às vezes, quando está perdido,
vasculha latas de lixo nas ruas
engasga ao mastigar garrafas
de plástico ou isopores

se corta ou morre ao morder
lâmpadas fluorescentes
ou engolir fios elétricos
morre ao lamber inseticidas

ou restos de tinta
ou ao engolir remédios vencidos
ou seringas e agulhas
descartáveis



dócil, sem astúcia,
é facilmente capturado e morto
por traficantes de pele
quando então uiva!

Poema: Régis Bonvicino
Imagem retirada do Google

.

14 comentários:

Leo disse...

é sim, um protesto.

Winny Trindade disse...

Adorei esse protesto.

Apoio-te.

Abraço meu.

Denise Portes disse...

Leo
Eu conheço lobo Guará, eles são lindos! Em Ibitipoca, uma serra mineira perto de Juiz de Fora tem muitos. Esse lugar é belíssimo, olha no Google você vai conhecer onde essas criaturas merecem viver. Belo protesto.
Beijo
Denise

z i r i s disse...

Esse foi de engolir seco! Mas ainda assim, admiro sua posição de protesto.

Gosto da diversidade e ao mesmo tempo unicidade, com que você trata seu blog, por isso eu volto, sempre e sempre...

bjo grande menino Leo

::::FER:::: disse...

eu não sabia que lobo Guara aparecia nas cidades, também não sabia que alimentam de ovos......




:::FER:::

Ana Carolina Vingert disse...

Você me surpreendendo como sempre.
Ando me sentindo um lobo guará,
entende o trocadilho infâme?

adoro sempre que comenta,
vou te addc por aí,
logo menos vê minha foto.

beijo léo.

Lia Araújo disse...

Saudades de vc tb, moço!

Aqui sempre lindo!

bjos

Sylvia Araujo disse...

Ah, Leo...

É mesmo uma tristeza! Minha família mora em um "arraial" chamado Conceição de Ibitipoca, muito conhecido pelos lobos guarás que habitam o parque nacional da região. Eu mesma já estive a uma distância de uns trinta metros de um deles. É lamentável ver como eles estão se afastando do seu habitat natural em busca da comida oferecida erroneamente pelos visitantes. :/


Adorei o alerta e reitero.

Beijo grande, querido

MariC disse...

Lindo esse lobo!
Grande Leo...
Estou contigo =)

Naia Mello disse...

Muito bom seu protesto.
eu juro que antes, pensei que viria uma comparação ai.

Lia disse...

Triste.Usar peles merece morte e inferno.
Beijo.

Karine Melo disse...

Gostei muito, Leo...

A natureza sempre nos comove, e a frieza do ser humano também!

beijos, querido :*

Alice disse...

Ola Querido,

Belo Protesto!
Parabens pela Atitude.
Salve o Lobo Guará!

Beijo.

lídia martins disse...

Dolorido Leo, mas necessário.


Assino embaixo.